Menu

quarta-feira, 14 de março de 2012

Resenha: O pacto - Gemma Malley

O Pacto
Autora: Gemma Malley
Editora: Rocco Jovens leitores
Ano: 2009
Onde comprar: Submarino - Saraiva
Classificação: ( 5/5 ) ♥

" Sinopse: Futuro. Ano 2140. A Terra sofre com o superpovoamento. Medicações prolongam indefinidamente a vida das pessoas – uma ameaça ao equilíbrio do planeta. Porém o Pacto – proíbe a população de ter filhos, um ato eivado de egoísmo. Os pais de Anna desrespeitaram esta regra e, agora, ela é um fardo para a sociedade, um “Excedente”. E precisa compensar o erro de seus progenitores. Para ser um “Ativo Valioso” à sociedade, útil pelo menos – “o menos pior dos males” –, Anna é levada à Grange Hall, “lar” onde todos são gratos por suas vagas. Uma aparente bênção e salvação para quem não deveria nem existir. Contudo, ainda que nascer não tenha sido uma escolha, há um preço a ser pago, embora as crianças e jovens que vivam lá não compreendam estas “entrelinhas” – mais que punitivas, autoritárias – de cerceamento. Toda essa estrutura assim prosseguiria se um novo interno, Peter, não tivesse chegado a Grange Hall. O jovem conta para Anna das maravilhas da vida fora daqueles muros, do amor sem limites de seus pais e não dos seus “crimes”, e das terríveis consequências do Pacto. “Verdades” que a fazem questionar tudo aquilo em que sempre acreditou com tanta fé, abrindo seus olhos e de todos os demais detentos, e não internos, para a realidade. Logo Anna se verá engajada numa luta pela verdadeira liberdade, sua e de outros jovens. Nem “Excedentes”, nem mais “Ativos Valiosos” – apenas humanos..."

Li esse o livro á mais de dois anos, e ainda continuo o amando com todo o coração. Acidentalmente ele veio parar em minhas mãos e foi a primeira leitura que me cativou de fato e incentivou a continuar a ler. Meu recorde de leitura. 2 dias. Meu primeiro distópico, naquela época eu nem sabia da existência do gênero só sabia que Anna e sua triste sina me encantavam.

O pacto nos apresenta um mundo onde se vive eternamente, um tema delicado e de extremo interesse a todos. Afinal, nunca se buscou tanto o segredo da longevidade, as pessoas estão ávida em ficarem cada vez mais jovens e a população mundial só aumenta e os recursos naturais para abastecer toda esse gente só diminui. Uma hora o assunto virá a tona. A situação de O pacto é mais que possível. É assustador, mas a pura verdade. É interessante como no livro a sociedade dita as regras e as pessoas obedecem cegamente á elas. Tirando até sua liberdade de pensamento! O que me leva á reflexão: quantas vezes não somos induzidos a pensar de determinada forma? Nosso mundo hoje não é assim?

O que mais me emociona nessa história é justamente a descoberta da liberdade, física, mental. A chama que nasce no coração de Anna e tantos outros, um desejo antes desconhecido de ter vez, do seu próprio valor, a esperança que os move... Os personagens são todos espiciais á seu maneira. E se tem uma coisa que prezo numa leitura. São personagens marcantes... Anna é insegura, procura sempre agradar ( não é para menos) é uma boa pessoa apesar de tão judiada pela vida. Peter ( uma de minhas quedinhas literárias) é ação, doce, cheio de vida e ideais revolucionários. Juntos eles se completam, formam um dos melhores pares dos livros. Há ainda Mrs. Pincent, a amargurada diretora do Granger Hall que carrega uma surpreendente história...

O pacto, assim como os outros livros distópicos é brilhante, chocante e brutal. Com uma narrativa rápida, envolvente, personagens cativantes. A história é forte, trágica e ao mesmo tempo, sensível. Vem tratar dos avanços tecnológicos, do ser humano, a sociedade; suas falhas, liberdade, longevidade e principalmente a vida. É uma ótima leitura. Só penso que a autora poderia ter continuado a história, não tinha porquê parar aonde parou ( só me deixou mega ansiosa por saber o que vem a seguir!) Tenho a sensação que por isso faltou algo. Infelizmente, é uma trilogia, publicada pela Rocco aqui no Brasil que apesar de ter muito potencial não é tão lido como deveria, graças á falha divulgação da editora. Eu fico aqui, apaixonada pela história sofrendo sem a tradução do próximo volume, sem nem previsão para isso. Triste!

Só espero que agora com Jogos Vorazes nos cinemas as pessoas se voltem ainda mais ás distopias e enxerguem O pacto no meio delas. Que se deixem encantar por esse distópico assim como tantos outros já estão em seus corações. Essa é uma história que tem muito á oferecer. Recomendo. Fica o meu apelo. Leiam O pacto! Vale a pena!

7 comentários:

  1. Gi, acabei de achar uma capa pro "Parece, mas não é" com esse livro! Jamais imaginaria um distópico!
    E devo dizer que fiquei curiosíssima pra ler, o livro parece ser tocante e, ao mesmo tempo, brutal (segundo suas palavras), uma mistura que acho interessantíssima!
    Realmente é uma pena que haja essa falha de divulgação, eu sequer conhecia o livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Que maravilha encontrar uma resenha desse livro. Nunca li uma antes, sério. Porém, mesmo assim, este é um livro que desejo há bastante tempo. Sua sinopse e enredo me encantaram de tal forma que mal posso esperar pela realização dessa leitura que, infelizmente, ainda não sei quando acontecerá. Em todo caso, quero frisar que o gênero é apaixonante, e que acredito cegamente na qualidade desta obra.
    Amei a resenha.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gi .. O que seria distopico ..... ??

    Deve ser uma pergunta bem besta .. mas fiko bem perdida com isso .. e a histotia realmente me deu vontade de ler .. so fiquei com essa duvida no ar . .:D

    bjo bjooo

    ResponderExcluir
  4. Resenha dedicada a mim <3
    Coisa linda de Brenda!

    Toda vez que tu fala nesse livro eu tenho um ataque pra lê-lo! Isso não se faz não hein, mexer com o psicológico da sua gen aqui!!
    Como sempre a resenha está linda.

    beijoo
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, Ge, preciso deste livro! *-*
    Agora com essa onda de distopia, já li tantos livros do gênero, que ele está se tornando viciante, preciso de mais!
    Vou anotar o nome e comprar o mais rápido possível!
    Temos que conversar sobre distopias, flor. Estou viciada nesse gênero!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Existe um Segundo livro. Chama-se A Resistência Ninguém pode decidir por ti.
    Já o li e adorei devias experimentar

    Beijos :p

    ResponderExcluir
  7. EU LI ESTE LIVRO E AME É UM ROMANCE LINDO E DIZEM QUE TEM TRIOLOGIA !!

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)