Menu

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cantinho da Dani: Resenha - O Último Irmão

  Hoje é sexta-feira e eu estou de volta! Estou contente por meu primeiro post na semana passada que tiveram bons número (30 comentários e 70 visualizações), especialmente por ter sido a minha estréia aqui! Agradeço a todos que contribuíram!
  Espero que gostem da resenha de hoje, é um livro que eu gostei muito e me tocou. Comentem dizendo o que acharam e quem ainda não seguiu o blog, siga! É só apertar participar aqui do lado direito, não precisa ter blog para isso, você pode utilizar o seu próprio e-mail.

Título: O Último Irmão
Autor: Nathacha Appanah
Editora: Objetiva
Número de páginas: 160
Ano: 2008
Onde comprar: Submarino/ Saraiva
Classificação: (5/5)

Sinopse: Em 1940, um navio atraca em Port-Louis, na ilha Maurício, trazendo a bordo cerca de 1.500 judeus expulsos da Palestina pelo governo britânico. Perto da prisão que serve de abrigo para os expatriados vive Raj, um garoto de 9 anos de família humilde, que desconhece o mundo e as tragédias que ocorrem fora da pequena ilha.
Movido por sua curiosidade de criança, Raj decide desafiar os alertas do pai, um guarda, para não chegar perto do lugar. E se surpreende ao avistar, em vez de "ladrões e malfeitores", homens, mulheres e crianças brancos, magros e fatigados, como ele nunca imaginou que um branco pudesse ser.
  Um dia, durante uma rebelião, David, um garoto da mesma idade, consegue escapar das grades que cercam a prisão. Juntos eles viverão momentos da mais terna e profunda amizade - que ficarão marcados para sempre na memória de Raj - fugindo do inevitável com todas suas forças, um desafio que apenas a inocência e a esperança infantil podem encarar. 
  Muitos anos mais tarde, ao fim de sua vida, Raj relembra sua infância: a miséria nos canaviais, a recorrente violência do pai, a ternura e a cumplicidade maternas, as brincadeiras perto do rio com seus irmãos, o sol ardente, as chuvas diluvianas. O Último Irmão traz a história dessa amizade, dos momentos da mais pura e genuína felicidade.

  Escrito com extrema delicadeza, o livro relata a comovente união de duas infâncias sofridas, em uma mensagem de amor e esperança que já conquistou milhares de leitores na França e está sendo traduzida para 15 idiomas.


  Esse livro me conquistou! É maravilhoso! Adorei ler O Último Irmão, uma história linda e emocionante!
  O livro é muito gostoso de ler, a leitura é fácil porém bem formulada com um tom poético; a autora realmente sabe como prender e envolver o leitor. Os acontecimentos são bem ordenados e nada previsíveis.
  A história se passa nas Ilhas Maurício nos anos de 1944/45 e conta a história do encontro de duas infâncias, a de Raj e a de David.
  Raj é quem conta a história quando já está velho, relembrando o seu passado. Conta quando ainda era um menino de nove anos, totalmente alheio à Grande Guerra e aos acontecimentos exteriores ao seu mundo, que por sinal é bem limitado. Ele vivia em um pequeno vilarejo em meio à miséria, ao sofrimento e a violência doméstica praticada pelo seu pai alcoolatra, entretanto era feliz com a sua grande inocência e seus irmãos. Até que uma tragédia tira a vida de seus irmãos.
  Com seus pais, Raj mudou-se para um povoado pouco maior, onde a miséria não era tanta mas a felicidade já não existia. A sua nova casa ficava no meio de um bosque, entre um cemitério e uma prisão. Prisão essa que o pai agora trabalhava como guarda e que Raj estava proibido de ir, pois, segundo seu pai, lá havia mAlfEitOrEs, lAdrÕEs e clAndEstinOs.
  David tem apenas 10 anos, é judeu e perdeu seus pais. Em decorrência da Segunda Guerra Mundial, o pequeno garoto foi levado para uma prisão nas Ilhas Maurício, justamente onde o pai de Raj trabalha.
  Raj acaba desobedecendo seu pai e encontra em vez de “mAlfEitOrEs, lAdrÕEs e clAndEstinOs”, homens, mulheres e crianças brancos, miseráveis de um jeito como ele jamais imaginou que um branco pudesse ser.
  Através dos arames farpados eles se conhecem e começam uma profunda amizade. Um tempo depois, David consegue fugir da prisão e se encontra com Raj, juntos vivem momentos de sinceras alegrias. Decidem fugir para bem longe daquele lugar, o que dá início a uma grande e infeliz aventura.
  A amizade entre eles é admirável, com a verdadeira pureza de duas crianças, e que em pouco tempo a construíram tão intensamente. Impossível não se emocionar com esses dois amigos que tinham em suas almas, ainda tão infantis, tão grandes esperanças.

6 comentários:

  1. Nossa, deve ser lindo!
    Essa capa passa uma pureza tão gostosa ^^

    Pelo que percebi, lembra um pouco O Menino do Pijama Listrado, não?

    As pessoas ainda têm um monte de coisas para contar desta época e todos os livros que retratam (de forma real ou fictícia), me tocam muito!

    Um beijo!
    www.estejali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceile, é realmente de uma pureza gostosa que o livro está todo envolvido! A capa faz jus ao livro!
      Eu não consegui ler O Menino do Pijama Listrado ainda (está sempre indisponível!!!) mas pelo que li em resenhas e em críticas os livros são bem diferentes, a temática é a mesma mas os livros se desenvolvem em caminhos e histórias diferentes.
      Assim como você também gosto de ler livros sobre essa época, acho que é para me lembrar que no meio de tanta gente ruim e má há sempre pessoas boas disposta a mudar o mundo!

      Excluir
  2. Oi Dani!
    Parabéns pelo sucesso do primeiro post ^^
    Não conhecia esse livro, deve ser lindo, gosto de narrativas poéticas!
    Mas não fiquei muito interessada em ler não, sendo durante a Segunda Guerra e um dos meninos sendo judeu, pressinto um drama no fim, o qual eu dispenso hehe!
    Mas eu gostei da sua resenha ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aione, obrigada!
      Realmente o final é dramático, certamente não o drama que está imaginando, até porque o livro não é muito previsível, mas se não gosta de dramas esse não é para você rsrs! Mas se um dia começar ler, mesmo sabendo que virá uma drama depois, não vai conseguir parar, é muito envolvente rsrs!!!

      Excluir
  3. Oi Flor é lindo o seu blog e já estou seguindo.

    Blog: http://superleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danii, acabo de ler a resenha!
      A história parece ser bem envolvente, o contraste da história entre a inocência de uma criança perante um conflito de tal monta, é interessante msm. Ah, e tbm qnd eu estava lendo a resenha, me lembrei do filme o menino de pijama listrado.
      E sabe né, eu adoro ler histórias que permeiam meados da 2º Guerra Mundial. Taí mais um livro para a lista dos futuros xD
      Vlw e bjus!

      Excluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)