Menu

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Resenha: Um dia

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Onde Comprar: Submarino/Saraiva
Classificação: (4/5)

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - bem diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Um dia. A história de duas pessoas, Emma e Dexter que passam uma noite juntos em 1988, no dia da formatura e que seguirão rumos diferentes. Dois jovens completamente distintos, cheios de esperanças, desejos, de vida. Ele, o filhinho de papai, arrogante, que só pensa em bebidas e mulheres. Ela, a garota bonita de baixa auto estima, com fama de caipira e jeitinho de hippie, que quer mudar o mundo. Mal sabiam eles que aquela noite  mudaria suas vidas. Mesmo se separando, eles continuam se falando, uma estranha ligação surge ao longo dos anos, Emma alimenta mais o amor que sentia desde a faculdade por Dexter, que por sua vez faz dela sua amiga, confidente. Um dia, é basicamente isso. A história de duas pessoas opostas que se conhecem, se "apaixonam" seguem rumos diferentes, mas, sempre estão ligadas, de alguma forma. Cada capítulo narra o dia 15 de Julho de um ano da vida dos personagens. Sendo assim, acompanhamos suas mudanças, seu crescimento (ou não) nos informamos sutilmente sobre o que houve nos 365 dias anteriores, desvendamos lentamente seus futuros, antes incógnitas para Em e Dex de 1988.

Cruelmente real. Assim defino Um dia, um livro sobre a vida e seus altos e baixos naturais, encontros e desencontros, tristezas e alegrias. 400 páginas de amor, amizade, passado, presente, futuro. Um retrato divertido e ao mesmo tempo amargo da vida. David Nicholls usou do comum e criou uma estória simples e genial que esbanja realidade. Sinceramente, apesar de cada capítulo ser um dia da vida de Em e Dex, apesar de ser  tudo muito cotidiano, o livro é mágico. Na verdade não sei exatamente de onde vem esse charme, se é o humor pincelado levemente em toda a trama, se são os personagens, não sei, só acho que a estória de David me cativou pois provou que sim, é possível escrever algo bom e  diferente usando fatos que poderiam acontecer a qualquer um, comigo, com você. Foi o que mais me chamou atenção, o que me prendeu na leitura: a magia secreta de Um dia.

A narrativa é interessante, um capítulo, um dia do ano da vida de Em e Dex que são personagens para muitos, caricatos. Dexter é o pior tipo de homem, um tremendo idiota, que não aceita seus sentimentos, que dorme com desconhecidas toda noite, está constantemente drogado e bêbado, a vida é uma festa sem fim para ele que não leva nada á sério, é arrogante e insuportável até a terça parte do livro. De início queria matá-lo, como alguém podia ser tão irritante? Mas como tenho uma longa experiência com  homens idiotas da literatura esperei e no fim, Dexter conseguiu subir no meu conceito, pois cresceu, percebeu e sofreu com os próprios erros. Tomara que os Dex´s que andam a solta  por aí caiam na real também. Já Emma foi amor a primeira vista! Gostei dela logo de cara! Toda hippie, cheia de ideais. Uma pessoa insegura, apaixonada, que vê o rumo de sua vida escorrer pelas mãos e ainda assim está sempre ao lado de sua amizade colorida  tentando colocar um pouco de juízo e amor no coração desse Dex. Adorei! 

Apesar de ter adorado a leitura, de sua "magia" ter me contagiado chego a conclusão que Um dia poderia ter sido um pouquinho melhor, principalmente por conta do final e de um fato que me chocou, entristeceu. Quem leu o livro sabe o que é e lendo a resenha vai entender o porque do meu pesar. Mas não nego seu mérito, recomendo, ainda mais se você quer fugir dos sobrenaturais,o livro cai como uma luva, pois é bem "pé no chão" mais adulto do que a maioria dos YA´s, real, absurdamente real e é esse seu maior diferencial. 

3 comentários:

  1. Olá, Geovanna!
    Adorei a sua resenha!!
    Quero adquirir este livro com a capa do filme, que para mim é muito mais bonita. Eu só tenho visto comentários bem positivos a respeito deste livro que só aumentaram mais a minha curiosidade a respeito.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Gi, você não poderia ter descrito o livro de maneira melhor! Concordo em tudo que você disse, e acho que me encantei pela mesma magia que você se encantou!
    Também amei a Em e quis matar o Dex!
    O fim, pra mim, acabou caindo no clichê, o que foi inesperado considerando toda a originalidade da história. Mas não consigo pensar em um final melhor, acho que outro não teria a cara do livro ou seria pior ainda!
    Enfim, adorei a resenha!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Emam e Dexter, aaah esse deve ser um casal que é bom de ler e de se olhar!
    Mal posso esperar para ler o livro (quero aquele com capa nova, do filme) e mal posso esperar para assistir o filme, estu delirando aqui!
    Assisti umas 05 x o trailer do filme e me apaixonei mesmo!
    Essa é a primeira resenha que leio e fiquei satisfeita, pena que ele poderia ser um pouquinho melhor...
    Mas minha curiosidade só aumentou agora, rs.
    Beijão!

    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)