Menu

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Garota retrô: Resenha Pássaros feridos


Galera, depois da resenha de "Morro dos ventos uivantes" a coluna Garota Retrô volta com mais uma resenha de um super clássico autraliano: Pássaros Feridos!

Autor: Collen McCullough
Editora: ( Várias)
Ano: 1977 - 1984 - 1985 - 1986 - 1988 - 2003
Onde comprar: Fnac / Saraiva 
Classificação: (4/5)

Sinopse:Pássaros Feridos é um romance singular. Conta a saga da família Cleary que tem início no começo do século 20, quando Paddy leva a esposa, Fiona, e os sete filhos do casal para Drogheda, uma enorme fazenda de criação de carneiros, de propriedade de sua irmã mais velha, viúva e sem filhos. Entre os 7 filhos de Paddy, encontra-se Maggie, a protagonista deste romance. Sua história é contada desde quando tem apenas 7 anos e se sente excluída pela mãe que dá preferência aos filhos homens, até o final de sua vida como Senhora da enorme fazenda de Drogheda. Entremeando esses acontecimentos, está o proibido amor de Maggie pelo ambicioso padre Ralph de Bricassart que nutrirá um amor especial por ela e estará presente durante toda sua vida. Uma história de amor fantástica, envolvente, forte e significativa.  (Sinopse adaptada de resenhas skoob)


Eu sou cheia de metas de leitura (malucas!). Teve a de literatura fantástica, de romances, de YA e ainda a meta de livros antigos. Eu amo coisas retrô ( tinha que ser museu! #fato), especialmente quando se trata de leitura, por isso criei a coluna, adoro falar sobre YA mas não resisto a esses livrinhos mais antigos que estão a cada dia mais esquecidos, e quando bati o olho em três livros do gênero disse: "Vou ler todos!" Dito e feito, ainda em 2010 li "Morro dos ventos uivantes" o primeiro da lista, jurei juradinho que 2011 não passa se eu não tiver lido "E o vento levou..." e por fim li "Pássaros feridos" do qual vou falar.
Não há muito para falar sobre o enredo, a sinopse diz bastante: ele conta a história da família Cleary que sai de seu país com a esperança de uma vida melhor para viver numa região rural da Austrália com uma parente, somos apresentados a pessoas simples, a uma Maggie de sete anos, a única irmã em meio a vários irmãos, rejeitada pela mãe, que desde a infância tem uma forte relação com padre Ralph isso mais tarde se torna um amor proibido, onde está em jogo aparências, ambições e será que eles são capazes de vencer isso?

Se me perguntassem como eu descreveria esse livro em duas palavras seria: Intensidade e emoção. São quase quinhentas páginas de puros sentimentos: amor, ódio, sofrimento, ganância... e de uma intensidade que só o ser humano tem. Impossível não entrar de corpo e alma na história, fui capaz de estar na pele de cada personagem e sentir cada alegria, cada mágoa sentida, os compreendi mesmo eles sendo tão diferentes de mim. Acredito que o ingrediente x dessa obra que a fez ser um sucesso é a humanidade presente em todo detalhe, a mesma humanidade que transborda em "A última música" e em "Morro dos ventos uivantes" ( ou falta no morro?)

Os personagens são reais e curiosos. Ralph não é capaz de decidir entre amor ou dinheiro e por isso vive um inferno na terra. Maggie é uma eterna sofredora, o clã dos Cleary é interessante, principalmente Fee, a mãe. A história pode ser dividida entre antes de Ralph e depois de Ralph e eu aprovei as duas, cada um com sua particularidade, narrando partes diferentes, nenhuma deixa de ser encantadora. No geral os personagens se dividem em amáveis ou odiáveis, a maioria odiável! A narrativa acompanha a Maggie  da infância a velhice, acaba que fiquei velha com ela , gostei disso! Isso já ocorreu em outros livros e em outras ocasiões só serviu para me cansar mas nessa leitura o que aconteceu foi que me tornei mais uma personagem! Apesar do tema polêmico: padres que se apaixonam, o romance a meus olhos não é o principal e sim tudo que o cerca e as consequências dele! A autora escreve magistralmente bem em todos os aspectos,  descreveu tanto que teve hora que cheguei a ponto de me fazer ter dor física de verdade por causa dos personagens! Em determinado momento deu vontade de cair no chão e chorar inconsolavelmente como descrito na cena. Outra coisa que Collen soube como escrever foi sobre a Austrália rural de décadas passadas, eu mentalizei perfeitamente a época e viajei pela terra dos cangurus! Descobri como era a vida por lá e me apeguei aos Cleary que se confundem tanto com sua terra, além do mais vale por mil aulas de história.Foi uma delícia a vigem literária, assim como nunca vou esquecer a "viagem" pela Rússia Czarista, pela França da Belle Époque a Austrália ficou gravada aqui, dentro da minha cabeça!

Se você for fã de drama como eu leia esse livro! Emoção e romance na medida certa, eu adorei, indico a todos! Acho que ele era digno de ser leitura obrigatória...Livros antigos também podem ser legais galera, vamos dar uma chance! Deixe preconceitos de lado pois compensa ler!

O livro tem uma variedade enorme de capas, separei algumas:

Qual a sua preferida? A minha é aquela a direita da capa da árvore, em tons laranja: linda linda linda!


6 comentários:

  1. Que legal, gostei da coluna retrô XD Também sou meio fã de museu ;x haha (ou pelo menos é o que os meus pais dizem!)
    Não conhecia o livro e achei bem interessante. Deve ser incrível mesmo se aprofundar nesses sentimentos e passar a leitura como se o livro fosse mais real que a nossa própria realidade.
    Adorei sua resenha, ficou muito boa mesmo!
    Beijo,
    Lis
    ~BookaholicLis.com

    ResponderExcluir
  2. Oi. Adorei a resenha!
    Eu já quase peguei esse livro na biblioteca, mas desisti depois de ver o tamanho. É muito grande, meudeus! E olha que eu já li livros beem maiores.
    Só que me animei agora com essa resenha. Eu tinha certeza que esse é um tipo de livro inesquecível, e agora quero mais ainda ler ele.
    Parabéns pela resenha, muito bem feita.
    Vou acompanhar as dicas de livros antigos aqui *-* Adoro eles e leio algum sempre!
    Beeeijos!

    booksmylovers.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe vive me falando desse livro dizendo que ele é maravilhoso e que eu deveria lê-lo. E de fato tenho muita vontade de ler ele, já que, como você, sou uma "Garota Retrô". Não morro sem ler esse livro. Adorei a resenha.
    Beijos. ♥

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas ele parece ótimo!
    Aliás, o fato de você ter dito que é intenso e emocionante na hora me fez pensar em O Morro dos Ventos Uivantes, mesmo que as emoções não sejam as mesmas.
    Adorei o nome da coluna ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Geovanna,
    Vi a resenha atraves dos links da semana do blog Livrificando. E acabo de notar que eu já te sigo...kkk..é que sigo tantos blogs que não lembro de todos...por isso vou me inscrever para receber suas atualizações e não me esquecer mais....Eu tenho esse livro, o meu é a segunda capa ali em cima..rsrs..ele é bem antigo mesmo, tive que reformá-lo para ler, mas ainda não li, porém depois das suas palavras fiquei encantada e louca para ler o meu....\o/...obrigado pela resenha...\o/...e das capas acima a que eu mais amei foi a quarta, pois amo paisagens assim...\o/...se quiser me visitar ficarei muito feliz...\o/
    http://amagiareal.blogspot.com/
    Beijoaks elis!!!

    ResponderExcluir
  6. eu sempre quis ler esse livro, e agora estou lendo, estou amando tb.. e tentando não devorar p não acabar logo! bj!

    ResponderExcluir

Curta e siga!

Editoras

Arquivo

Marcadores

resenha (63) variedade (34) listas (32) No Open Page (18) garota retrô (15) promoção (13) vintage (13) Cantinho da Dani (11) desejos da Leitora (10) dicas (10) meme (10) Top 5 (9) fanart (8) favoritos (8) filme (8) coluna da Duhau (7) gincana literária de natal (7) jogos vorazes (7) música (7) especial (6) autores (5) clássico (5) intrínseca (5) livros distópicos (5) o que há? (5) top (5) a sombra do vento (4) arqueiro (4) blogueiro da vez (4) danielle steel (4) entrevista (4) filmes (4) humor (4) papo sério (4) resultado (4) ya books (4) amor (3) coluna da Cynthia (3) divergente (3) livros (3) melhores trechos (3) na minha caixa de correio (3) parceria (3) selinho (3) biblioteca (2) biografia (2) bookaholic (2) chick lit (2) desafio (2) desafio clássico (2) desventuras em série (2) discussão (2) distopia (2) inglaterra (2) literatura brasileira (2) o jardim secreto de eliza (2) opinião (2) personagens (2) rocco (2) top 10 (2) video (2) 2012 (1) 2013 (1) Cia das Letras (1) Companhia das Letras (1) Cosplay (1) Garota que ama ler (1) HQ (1) a casa das orquídeas (1) a casa das sete mulheres (1) a culpa é das estrelas (1) academia de vampiros (1) achados (1) as vantagens de ser invisível (1) blogosfera (1) blogs (1) blogueiros (1) book traillers (1) brasil (1) capas (1) clichê (1) clássicos (1) curiosidades (1) daia miranda (1) dicas de leitura (1) divulgação (1) dream cast (1) e o vento levou (1) editora (1) facebook (1) falta de tempo (1) fanfic (1) fantasia (1) farol (1) fatos (1) ficção científica (1) frederico moccia (1) férias (1) galera record (1) gótico (1) harry potter (1) indicações (1) internet (1) italia (1) jennifer lawrence (1) jovem adulto (1) juvenil (1) lançamentos (1) lista desagrável (1) literatura policial (1) meg cabot (1) meu aniversário (1) minissérie (1) mulheres (1) mães (1) nacional (1) namorados (1) natal (1) nicholas sparks (1) nova fronteira (1) novidades (1) novo conceito (1) o castelo de vidro (1) o chá do amor (1) o circo da noite (1) o diário de suzana para nicolas (1) o palácio de inverno. (1) october book fest (1) os miseráveis (1) outros (1) parceiro (1) pessoal (1) prumo (1) release (1) suma de letras (1) tag (1) três metros acima do céu (1) variedades (1) vício (1) zafón (1)